
PRÓXIMA TURMA: ANÁPOLIS-GO / SET.2024
O campo da Dependência Química é uma área ainda permeada por muitos preconceitos, empirismo, resistências por parte de formadores de opinião, familiares e também dos próprios profissionais que lidam e atuam na área. Não é incomum encontrar muitos conceitos desatualizados e uma grande carga de moralismo no modo como as pessoas e profissionais percebem o dependente de álcool e outras drogas.
Com o intuito de contribuir com a formação de profissionais qualificados para o atendimento especializado em dependência química, e com vistas a suprir a demanda por mais profissionais terapeutas que saibam lidar com o fenômeno da dependência química dentro de uma abordagem multifatorial e que considere as especificidades dessa doença, a LIGA TERAPÊUTICA em parceria com entidades voltadas para as políticas de prevenção, tratamento e reinserção sobre álcool e outras drogas, propõe a realização deste curso com a finalidade e objetivo de produzir mão de obra qualificada, profissional este, capaz de intervir em situações críticas e realizar atendimento terapêutico individual e familiar ambulatorial ou através de acolhimento em consultório.
OBJETIVOS
Geral
Preparar Profissionais habilitados e capacitados a oferecer cuidados terapêuticos no campo da dependência química no contexto das CT’s, Clínicas e demais Instituições que atuam na área.
Específicos
• Elevar a eficácia do trabalho realizado por profissionais terapeutas que atuam em Comunidades Terapêuticas e demais instituições de tratamento ao dependente químico.
• Preparar profissionais terapeutas para aplicar mecanismos, estratégias e abordagens terapêuticas que considere os aspectos em dependência química para a reabilitação, prevenção a recaída e reinserção social e familiar do dependente em tratamento.
METODOLOGIA
A formação será realizada através de aulas expositivas do conteúdo programático por meio de slides, atividades individuais e em grupo, tutoria, participação em processo terapêutico e atendimento supervisionado durante a realização do curso, com carga horária de 240 horas/aula, ministradas em encontros presenciais disponibilizados de acordo com a programação do curso estipuladas pela instituição realizadora da capacitação.
INSTRUTORES
Wender M. Vieira
mestrado em Ciências Ambientais, Psicanalista, Psicoteólogo e Diretor Geral da Liga Terapêutica, com especialização em Políticas Públicas sobre álcool e outras drogas pela SENAD/USP, professor de pós-graduação e extensão universitária.
Carlos Torres Cardoso
Graduado em Ciências Sociais – Universidade Cruzeiro do Sul/2022, Psicanalista Clínico, Teólogo, Psicoteólogo, MBA em Teologia e Transformação Social – FLAM/2016, Pós-graduando em Psicopatologia e Dependência Química – UNILEYA/2023, Conselheiro Terapeuta em Dependência Química/FLACT – FEBRACT.
Roberto Alves Vila Verde – Serviço Social, MBA em Saúde Mental e Dependência Química, Coordenador De Projetos Do Grupo Executivo De Enfrentamento As Drogas, Da Secretaria De Saúde, Do Governo De Goiás, Conselheiro Terapeuta da ONG OATRON e Presidente Da Federação Nacional De Comunidades Terapêuticas Católicas.(FNCTC)
Roberto Alves Pereira – Graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário de Anápolis (2004), Psicológo, Especialização em Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas (2009), Especialização em Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana(2018), Mestrado em Ciências Ambientais. Atualmente coordena a Assessoria de políticas Acadêmicas/UniATENDER com os Programas: Atenção a Dependência Química e Prevenção ao uso Indevido de Drogas/UniVIDA, Núcleo de Estudo Afro-brasileiro de Indígena/NEABI, Programa de Concluinte e Ouvidoria Geral , professor adjunto da disciplina Cidadania, Ética e Espiritualidade no Centro Universitário de Anápolis -UniEVANGÉLICA, Membro da Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do PROUNI/COLAP. É o fundador do Gente Livre - Centro de Promoção Humana, exercendo a presidência de 1999 a 2001 e de 2001 a 2005. Atuou de 1982 a 1993 no programa de reabilitação de dependentes de substancias psicoativas no Movimento Jovens Livres. Delegado Estadual de Política para Igualdade Racial do Estado de Goiás.